sábado, 20 de setembro de 2008

The Clash - Combat Rock


Não podia começar de outra maneira… escolha óbvia? Talvez. The Clash, “the only band that matters”, a minha banda favorita e o álbum Combat Rock, aquele que despoletou a minha paixão pela música (apesar de não ser o meu álbum preferido deles).

Combat Rock foi lançado em 1982, sendo o sexto álbum desta banda britânica. Entrou directo para o segundo lugar do Top Britânico e foi o seu maior sucesso comercial, muito à custa das músicas “Should I Stay Or Should I Go?” e “Rock The Casbah”.

Os Clash sempre foram uma banda política verdadeiramente protestante, e neste álbum podemos verificar isso nas músicas “Rock The Casbah”, “Ghetto Defendant” e “Straight To Hell” sobre os problemas do terceiro mundo, na “Atom Tan” que falava do holocausto nuclear ou na “Know Your Rights” que criticava os assassinatos “legais” por parte dos polícias.

Pertencendo à primeira geração do punk britânico sempre tiveram uma musicalidade bem mais alargada, misturando o rap, o reggae, o bub, o funk num estilo próprio. Como exemplo temos a composição funk “Overpowered By Funk” (que podem ouvir no vídeo) ou a reggae-soul “Ghetto Defendant” com um baixo muito bom do Paul Simonon.

Infelizmente este foi o último álbum da banda com a sua formação clássica, Joe Strummer (1952-2002), Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon. Depois deste ouve mais um álbum, somente com o Strummer e o Simonon – “Cut The Crap” – que revelou ser o fim da banda.


5 comentários:

CEO disse...

Não é o meu estilo mas respeito, vindo de um guru da música com tu, não tenho escolha! ;)

João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João disse...

Desculpem lá, removi o comentário, porque tinha-me enganado no post que queria comentar.
Tiago, tenta dar-lhes uma oportunidade eles têm tantas músicas diferentes que alguma deves gostar :)

André disse...

Sim concordo com ambos!

A minha questão é:este tipo de bandas mais antigas vão conseguir reinventar-se para continuar a vender na actualidade?
Ou só grupos do tipo Stones e U2 é que o vão conseguir fazer porque é uma coisa mais comercial?

Quando deixamos de ouvir falar em Duran Duran ou outras bandas dessa geração parece que ou perderam a paciência para fazer música ou simplesmente as editoras disseram, desculpem mas vocês já não dão dinheiro...

João disse...

Os Duran Duran lançaram um álbum este ano se não estou em erro. E neste caso acho que os jornalistas é que perderam a paciência com eles. :)