sexta-feira, 2 de julho de 2010

JUST CALM THE FUCK DOWN!!!!

Ok? Anda toda a gente demasiado preocupada com tudo isto da crise… Deixem-me então dar-vos a minha opinião. Como na maior parte das ocasiões está-se a exagerar. Não está tudo bem, mas também não vamos todos ficar sem trabalho nem a inflação vai ser de 100%. Contra todo o ruído que se gera, estes são os dados objectivos: desde há um ano apenas tivemos um trimestre de queda do PIB (o 3T09 com uma queda de -0.1%) enquanto todos os outros são de crescimento e o último, o 1T10, a ser de 1.1%! Eu sei que o povo português adora queixar-se mas há que ter calma…

Dito isto, as coisas também não estão muito boas. Aliás, nunca estiveram, mas esta última crise simplesmente foi a última palha que quebrou as costas do burro. Em Portugal (e em todo o mundo se nos serve de algum consolo) vai ter mesmo que haver muita contenção orçamental do Governo, muitas medidas de austeridade, que nem deviam ser carimbadas como tal porque muitas deles deviam ficar assim para sempre. Muito pouca gente tem noção de que o modo como vivemos hoje e no passado nunca foi razoável e nunca foi verdadeiro, assentando em grande medida em viver acima das possibilidades. Agora, não só temos de deixar de viver assim como temos ainda de pagar aquilo que os nossos pais andaram a pedir emprestado, ou seja, bem podem esquecer a melhoria constante da qualidade de vida. A geração dos nossos avós viveu melhor que a dos nossos bisavós e a dos nos pais melhor que a dos nossos avós e nós melhor que…Não…Nós vamos certamente viver pior que os nossos pais, vamos ter menos apoios sociais do Estado ou pagar mais impostos ou (meeedo…) ambas simultaneamente.

O Governo tem culpa porque não toma as medidas correctas e justas do ponto de vista social e económico, porque continua a não cortar despesa mas apenas a aumentar receitas, mantendo ainda de pé projectos completamente idiotas e uma saraivada de outras tropelias nos cargos públicos, na corrupção etc etc. Mas sejamos justos, a culpa do Governo actual fica por aqui, porque o problema não é de há 2 ou 3 anos, o problema é estrutural, de décadas de más políticas que agora têm que ser corrigidas. Já. E quanto às outras sugestões da oposição de esquerda são simplesmente lastimáveis, incorrectas e pura demagogia. Neste aspecto a direita tem estado bem mais lúcida.
Ah, e em última instância a culpa é apenas nossa porque somos nós que elegemos as pessoas que dizem aquilo que queremos ouvir e não aquelas que dizem umas coisas chatas que incluem sacrifícios…Só nos podemos queixar de nós próprios.

Na minha opinião resta-nos apenas poupar mais, gastar menos, hope for the best but expect the worst, ou seja, não esperar nada do Estado Providência. Porque esta é a realidade e desta vez não vai ser empurrada para baixo do tapete mais uma vez, pelo menos espero bem que não.

Mas reparem, se o PIB, ou mais simplesmente se os nossos salários deixarem de crescer a 3% e passarem a crescer a 1,5%, porque é basicamente disso que se trata, tão simplesmente temos de cortar alguns luxos da nossa vida. A grande questão é que se tomou por garantido que “merecíamos” este nível de vida porque nascemos neste contexto e não temos noção de que é oco, que não havendo endividamento seria impensável atingir esta qualidade de vida.

Como disse no início, não é o fim do mundo, apenas o fim da visão cor-de-rosa que tínhamos do mundo. Vamos viver menos bem, mas convenhamos, ninguém vai propriamente passar fome, só não podemos ir jantar fora todos os dias.

Fiz uma pequena lavagem de cara ao blogue, espero que não se importem...Alterem se não gostarem!