domingo, 4 de setembro de 2011

Av...


...Avan...Avante. Fui ao Avante :)

Gostei muito do ambiente apesar de alguns fanáticos esporádicos que de vez em quando surgiam... Mas em geral é só pessoal fixe e simpático. Come-se muito bem, tal como me tinham dito e as coisas são baratas! Tem várias barracas, pertencentes quer aos vários partidos comunistas do mundo, quer às várias delegações comunistas de Portugal.

A barraca de Gondomar estava fraca...Na de Moçambique provei maçaroca assada na brasa bem bom! Na da Galiza (estavam separadas, Galiza, Catalunha e Espanha) provei um café alcoólico que já não me lembro o nome mas era muito FORTE.

Quanto à motivação política do festival (ou festa) está bem presente mas não é nada asfixiante...

Achei muita piada à Carvalhesa, que não conhecia... Basicamente é é uma canção/hino (sem letra) que de vez em quando explode pelos altifalantes do recinto, e toda a gente desata a saltar como loucos...E tão depressa surge como pára. Sendo mauzinho, parece que todos aqueles camaradas ficam num transe psicadélico durante aqueles minutos...(eu fiquei imune, tomei vários antídotos ao longo dos anos). Sendo bonzinho, a Carvalhesa é apenas um bom motivo para todos desatarem a dançar em conjunto!

Ah, e há uma passagem digna de registo: Fomos à festa com um amigo galego (que nos indicou o café). A certa altura ao passarmos por uns artistas de rua a Joana disse mais ou menos isto "numa próxima vida quero ser comunista e andar por aí, como artista etc (aka, activista)", ao que o nosso amigo respondeu "..hum, então precisas de um pai rico, capitalista, que te financie essa estilo de vida". Ainda não tinhamos sequer entrado no Avante nessa altura. Acho que numa frase ele conseguiu resumir tuuuudo.

Sei que não falei da música... Na verdade, isso era algo secundário. Mas digo-vos, os comunistas são muito pontuais, todos os concertos a começar e a acabar há hora marcada, não há cá encore nem nada, 10 min para trocar de banda, muito bem...