segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RIP Paul Samuelson

Foi ontem...

Recebi o seguinte e-mail:
"Paul Anthony Samuelson, Prémio Nobel da Economia em 1970 e um dos economistas mais conhecidos em todo o mundo, sobretudo entre os estudantes, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde era professor desde há mais de 60 anos.

Samuelson, cujo trabalho é reconhecido como um dos mais importantes para a formação da economia moderna, utilizou a análise matemática para estabelecer o equilíbrio entre os preços, a oferta e a procura de bens e serviços.

Samuelson, um defensor do comércio livre, foi o primeiro norte-americano a receber o Nobel da Economia, em 1970 (segundo ano do prémio), tendo sido o economista mais reputado e influente nos Estados Unidos desde 1930 até aos anos 60.

A atribuição do Nobel foi justificada “pelo trabalho científico através do qual desenvolveu teoria nos campos da economia estática e dinâmica, contribuindo activamente para aumentar o nível da análise da ciência económica”.

A Real Academia das Ciências Suecas reconheceu na altura que Samuelson “fez mais que qualquer outro economista contemporâneo para elevar o nível da análise científica na teoria económica”.

Foi também o autor dos livros de economia mais vendidos em todo o mundo, como é o caso do “best seller” Economics, com mais de 4 milhões de cópias vendidas, “leitura obrigatória” nas licenciaturas de economia.

Samuelson, ou PAS, como o próprio se chamava, ingressou no MIT em 1940 e três dos seus alunos foram também galardoados com o Nobel da Economia: Lawrence Klein, George Akerloff e Joseph Stiglitz.

“Tinha uma mente viva e excitante”, comentou Stiglitz, acrescentando que “algum do trabalho que fez há mais de 50 anos é hoje mais importante do que na altura”."