terça-feira, 28 de agosto de 2012

Uma maça dura de roer.


Mais uma vitória para a Apple. Desta vez nem precisou de vender alguns milhares de telemóveis para encaixar um lucro de 1.000.000.000€! Como é fácil de perceber, estou a falar do processo judicial que a Apple tinha contra a Samsung e em que o tribunal deu razão à Apple (ainda bem que não desistiu a meio do processo como certos camisolas amarelas! :b ), concluindo-se que a Samsung roubou patentes e copiou os produtos da sua eterna rival.

Apesar de ter acompanhado o processo com alguma distância, fiquei contente pela Apple ter ganho e acredito nas declarações do Tim Cook que referiu que a principal vitória neste processo é dos engenheiros e designers que trabalham diariamente para construir produtos inovadores e originais. Claro que a indemnização que vai receber também é benvinda e se proibirem a venda dos telemóveis e tablets Galaxy ainda melhor. Mas para mim o principal impacto desta decisão é sem dúvida deixar um aviso e um incentivo para que os fabricantes de produtos tecnológicos e outros, olhem menos para o lado procurando copiar e olhem mais para a frente procurando fazer produtos originais. (Já repararam como os carros, as casas, as cidades, os blogs, os restaurantes, as lojas etc estão a ficar todos iguais?!)

Veremos até que ponto a imagem da Samsung sai penalizada com esta trapalhada e espero que apartir de agora não se passe a discutir se o produto X é uma cópia do produto Y em vez de se discutir qual é que tem as melhores especificações técnicas.

Uma nota de roda pé para a Nokia e a para a RIM que estão em estado vegetativo e (ainda) não conseguiram fazer frente à Apple e à Samsung mas que pelo menos não optaram pelo caminho fácil das imitações.