Mais uma vitória para a Apple. Desta vez nem precisou de vender alguns milhares de telemóveis para encaixar um lucro de 1.000.000.000€! Como é fácil de perceber, estou a falar do processo judicial que a Apple tinha contra a Samsung e em que o tribunal deu razão à Apple (ainda bem que não desistiu a meio do processo como certos camisolas amarelas! :b ), concluindo-se que a Samsung roubou patentes e copiou os produtos da sua eterna rival.
Apesar de ter acompanhado o processo com alguma distância, fiquei contente pela Apple ter ganho e acredito nas declarações do Tim Cook que referiu que a principal vitória neste processo é dos engenheiros e designers que trabalham diariamente para construir produtos inovadores e originais. Claro que a indemnização que vai receber também é benvinda e se proibirem a venda dos telemóveis e tablets Galaxy ainda melhor. Mas para mim o principal impacto desta decisão é sem dúvida deixar um aviso e um incentivo para que os fabricantes de produtos tecnológicos e outros, olhem menos para o lado procurando copiar e olhem mais para a frente procurando fazer produtos originais. (Já repararam como os carros, as casas, as cidades, os blogs, os restaurantes, as lojas etc estão a ficar todos iguais?!)
Veremos até que ponto a imagem da Samsung sai penalizada com esta trapalhada e espero que apartir de agora não se passe a discutir se o produto X é uma cópia do produto Y em vez de se discutir qual é que tem as melhores especificações técnicas.
Uma nota de roda pé para a Nokia e a para a RIM que estão em estado vegetativo e (ainda) não conseguiram fazer frente à Apple e à Samsung mas que pelo menos não optaram pelo caminho fácil das imitações.
1 comentário:
...E correu o rumor (falso) na web que a Samsung tinha fica tão lixada que o pagamento tinha sido feito com 30 camiões cheios de moedas de 5 cêntimos...
Anyway, a Samsung já está a contra-atacar e já lançou um telefone com o Windows 8... Primeiro que a Nokia. A Nokia é das empresas que mais patentes regista por isso acabou por sair a ganhar com este reforço da legitimação dos "direitos de autor"
Se fosse em Portugal a história seria bem diferente :p
Enviar um comentário