domingo, 5 de agosto de 2012

Badalhoquices




Este mês quando recebi a conta da água constatei que sou um grande badalhoco, já que apenas gastei 1,01€ num mês. Quero dizer, a conta total, com taxas e serviços etc foi de 8,5€ mas o meu consumo foi de 1,01€,o que equivale a 11m3. Podem pensar que isto é pouca água e que sou um grande badalhoco e nem tomo banho.


Mas fazendo algumas conversões (admito que tive de puxar dos meus conhecimentos de quarta classe e sim, estavam muiiito enferrojados) notei que 11m3 são à volta de 1100 garrafas de 1L. Portanto cada garrafa de 1L custou-me um décimo de cêntimo de euro. Logo o meu incentivo (e de qualquer outro português) para poupar água é 0,0098 por litro. Eu nestes casos arredondo para zero.

Numa época em que a água é um bem muito escasso penso que deveria ser muito mais cara, porque se estamos à espera do bom senso das pessoas para que poupem água estamos muito mal. O argumento de que os pobres têm direito a este bem de primeira necessidade a um custo reduzido não me parece muito forte, já que poder-se-ia cobrar o líquido a um preço razoável (eu diria 10 vezes mais) e isentar os pobres das taxas.

Dar a água de graça, isso sim, é que é uma badalhoquice.



4 comentários:

João disse...

Sim, concordo com um aumento do preço da água, se bem que acho que as taxas que estão nas facturas são demasiado altas e não sei até que ponto não serão mais altas para manterem a água a preços mais baixos. Rendimentos fixos são mais vantajosos do que rendimentos variáveis, pelo menos é a minha opinião neste caso.

Agora como proceder a um aumento? Acho que podíamos usar um sistema que julgo que é praticado em França, onde o preço da água tem vários escalões que se baseiam no IRS das pessoas.
Parece-me ser mais justo, porque para além de serem mais ricos (havendo aqui outra forma de redistribuição de rendimentos), normalmente à medida que a riqueza aumenta, aumenta o consumo da água (mais higiene pessoal, lavagem de carros, piscinas etc...)

André disse...

Isso por acaso é boa ideia, de facto quanto mais ricos mais água se consome...

Outra ideia é tornar os preços progressivos, tipo até 5m3 paga-se x, a partir daí é 2x.

João disse...

Mas isso já é assim, inclusivamente há algumas taxas que também já são progressivas.

CEO disse...

Muito bom post!