sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Eu não tinha avisado? :p

Não apareço nas fotos, mas o meu nome vem mencionado, lol, os meus 3 segundos de fama!

Agora sim, estou assustado!!

Há uns tempos escrevi um texto aqui (“Just calm the fuck down”) em que basicamente dizia para termos todos calma, o mundo não vai acabar com esta crise. Bem, agora o título deste post poderia ser “Go ahead, just loose it!!”. Os factos mudam, eu mudo de opinião. Quando ouço alguém muito bem informado e com formação considerar a hipótese de abandonarmos o Euro por nossa própria iniciativa como sendo um caminho plausível para solucionarmos a crise nacional actual fico arrepiado. Foi isso que li na coluna do jornalista Nicolau Santos no Expresso. Basicamente ele dá-nos duas escolhas, andarmos uma década a penar, ou sair da zona euro e acabar com a crise em 2 anos (porque permitiríamos a depreciação do escudo e melhorar as contas externas e tudo melhoraria a partir daí). Não há nada de errado nesta assumpção, provavelmente aconteceria isso mesmo.

O que há de errado é esquecer o que viria depois. O jornalista admite que passado uns anos nos seria ser permitido voltar a zona euro. Na minha opinião isso está errado porque a CE nunca iria permitir esta autêntica cowboiada de Portugal de sai e entra. Depois porque Portugal fora da zona euro iria perder a pouca credibilidade que lhe resta e seria uma Argentina da Europa e seria (justamente) cilindrado nos mercados internacionais quer em termos de dívida pública quer em termos de importações.

Além disso a UE e a zona euro não é propriamente um brincadeira de crianças em que à primeira dificuldade se salta fora. O Euro tem apenas 9 anos e na primeira crise já queremos sair?!

Admiro muito o jornalista e não sou uma pessoa dogmática mas existem coisas que simplesmente não se podem colocar em cima da mesa. Temos de ser crescidinhos e lidar com as asneiras que fizemos.

Ainda no outro dia tive uma conversa de altíssimo nível com o João (quase só faltava estarmos a beber um Porto de boina na cabeça) em que concluímos que mais do que os políticos o nosso país (todos os países talvez) precisa é de uma revolução social que nos leve para um melhor Estado do que o que temos actualmente e para uma sociedade mais justa. Ainda que tenhamos discordado um pouco no conceito de sociedade justa...Mas isso daria outro post :p

É preciso ter cojones



Quando vi esta imagem espectacular pensei: “entre estes atletas, qual deles é o mais maluco??”

Eu já pratiquei um pouco de cada e apesar de tudo acho o senhor com asas ainda mais corajoso que o pelotão...E vocês?