sábado, 21 de novembro de 2009

Já nas bancas (ou não)

Não sei se já repararam mas gosto muito de revistas. De quê?! De tudo um pouco... Por isso hoje queria dar-vos a conhecer duas que sinceramente não conheço pessoalmente (fisicamente leia-se) e uma outra que já conheço mas que é pouco divulgada em Portugal. Para vocês que são mais apreciadores da web que eu, estejam descansados, os respectivos sites são muito razoáveis.

A Wired, que conheço, trata essencialmente de tecnologia e ciência, ligando esses temas a tudo (tudo tudo) o resto que possam imaginar e por isso não é só para nerds da informática. Os comentários e críticas a diversos produtos que preenchem as suas páginas são surpreendentemente descomprometidos e se um portátil é foleiro eles dizem que não presta com as letrinhas todas.

A Monocle é uma revista londrina, com cerca de 3 anos e que lança 10 edições por ano sendo que entretanto vai actualizando os temas no seu site. Os temas vão desde as viagens è arte, política etc. Existem também lojas em Londres e Los Angeles onde se vende a revista e merchandising da mesma marca (malas, roupa...) Esqueçam ir ao quiosque da D. Maria do outro lado da rua porque para a lerem terão de a encomendar no site.

Em thescope.pt vão encontrar um grafismo parecido com o do site da Monocle. Sim, escrevi bem, o domínio é mesmo “.pt”, é portuguesa yupii!!! Quanto à revista em sim, mais parece um catálogo, muito minimalista, parca em palavras e com bonitas fotografias. Cobre todos os temas dignos de registo e na minha opinião serviria como um excelente arquivo para daqui a 30 anos mostrar aos nossos filhos quais os problemas e temas da sociedade mundial no início do milénio. Também terão de a encomendar na net e, apesar de portuguesa, é tão ridiculamente cara como as outras duas de que vos falei. Pensando bem a web não é assim tão má...

E pronto, para a próxima dou-vos a conhecer mais algumas boas revistas. Já agora digam-me:

Fernando, qual a melhor revista de futebol/desporto?

E de música João?
Portuguesas temos a Blitz e como não há mais nada, come-se! Temos também o suplemento do Público, o Y, que eu leio todas as semanas.
Estrangeiras temos o New Musical Express (para ver a "the next big thing", que maior parte das vezes nunca chega a ser :) ), temos a Q, a Rolling Stone, a Mojo e a Uncut entre outras. A minha preferida é a Uncut, apesar dos grandes artigos serem só de bandas mais antigas, acompanha bem a actualidade (veneram muitas bandas que gosto, entre elas os Clash!), e falam também de livros e cinema..a seguir a que mais gosto é a Mojo.
O grande problema delas, é que são todas carotas, mas a Uncut e Mojo, trazem sempre um CD, que costuma a ser de excelente qualidade..

Nuno, Playboy for ever ? :p agora a sério, preferes livros a revistas acho eu, não?

Joana (Neves), a National Geografic continua imbatível?

A Anna Wintour ainda é o que era Joana (Meireles)?

Tiago, trabalho ou lazer, The Economist ou T3?

(Editem o meu post com as vossas respostas se quiserem...)

Nuno, vá lá!!

Era só para dizer que estou (ansiosamente) à espera que o Nuno disserte sobre o facto da China estar a financiar a dívida dos EUA ... Hum, isto promete, vá lá Nuno!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

domingo, 15 de novembro de 2009

Aveiro, 15 Novembro, aniversário do John



Antes de mais, e mais uma vez, muitos parabéns João, são certamente os votos de toda a malta do nosso grande Blog!!
O meu irmão disse que ia escrever mas como sempre não escreveu... Escrevo eu então...

Agora ao assunto... Tendo estado frente a frente duas tribos claramente diferentes, Biologia vs Economia, permitam-me divagar um pouco sobre o fenómeno. Bem, desde logo umas meninas reparam logo que nós, economistas, falamos muito (demais?) sobre o trabalho e sobre economia. Realmente é verdade, é triste, admito que eu próprio já tinha reparado nisso, mas é um pouco difícil de controlar.

Em minha defesa e mesmo correndo o risco de parecer uma pessoa chata, pessoalmente tenho de confessar que a economia para mim é muito mais do que uma licenciatura e o meu modo de subsistência, é a maneira como eu vejo as coisas, é uma paixão, mais do que um trabalho, é um hobbie, enfim.. Mas calma tenho muitos outros gostos como todos sabem!

Por outro lado (e também vai soar a desculpa) o facto de sermos todos economistas, com a honrosa excepção da Joana Neves, torna fácil a conversa descambar sempre para o lado "economês". Ok, no Sábado as coisas já estavam mais equilibradas em termos de biólogas e se toda a gente se conhecesse melhor tenho a certeza que a amena cavaqueira seria sobre tudo menos economia (ou biologia). Mas se bem me lembro ainda falamos de cinema, músisa, literatura, com o João a destrocar conhecimentos sobre Bowks(...), e ainda dialectos diferentes ("...A minhA casacA...")
Ah e as meninas também falaram sobre biologia que eu bem vi, por isso...

Mas acho que foi uma noite simpática, diferente e que é para repetir. O pizarte leva o meu selo de qualidade e o mercado negro também! Aveiro, como sempre, é bem bonito...

Caraças faltou só mesmo comer uma tripinha grrrrr...