sábado, 18 de abril de 2009
Pornografia da crise
domingo, 12 de abril de 2009
Política?!
Em ano de 3 eleições penso que se impõe começar a falar do tema aqui no blog…ainda por cima com um dos nossos ilustres bloggers a ser filiado na juventude social democrata riotintense...
Em primeiro lugar dizer que a velha desculpa do “ah, são todos maus, nem sequer vou votar...” já não pega...a abstenção é demitirmo-nos dos nossos direitos democráticos, insultar quem lutou pela liberdade e perder qualquer autoridade em depois criticar os governantes. Por isso meus caros, votem e façam parte de uma geração mais responsável.
Para já queria começar com as legislativas. Bem sei que as europeias são primeiro mas para já não abunda muita informação. Não vou divulgar a minha intenção de voto (porque para já ainda não me decidi) mas queria comentar um pouco as capacidades (ou falta delas :p) dos cabeça de lista do PS e PSD.
Penso que se Manuela Ferreira Leite (MFR) se fundisse (lembram-se do Dragon Ball?! fuuuuusão!) com Sócrates, estaríamos perante um (a) politico perfeito. Conseguíamos conjugar a capacidade técnica e conhecimento de MFR e o perfil de politico profissional, relações públicas e a capacidade de comunicação de Sócrates. Infelizmente isso é impossível e por isso cabe-nos escolher o que preferimos mais (ou detestamos menos). Como um primeiro ministro burro como um seixo pode sempre ter ministros e assessores que fazem quase tudo por ele, deixando-o apenas com a tarefa de relacionamento com o eleitorado mas dificilmente uma pessoa apenas com boa capacidade técnica consegue ter alguém do seu staff que colmate as suas dificuldades de comunicação parece que a escolha recairia sobre Sócrates.
A verdade é que temos de dar valor ao esforço de consolidação orçamental, choque tecnológico, simplex entre outras, que apesar de imperfeitas, são pelo menos um boa intenção.
Apesar de tudo, com as trapalhadas que o actual primeiro ministro tem andado a fazer e aquelas que ainda quer fazer, como o TGV, parece-me que os portugueses começam a ficar cansados. O problema é que MFR ainda não ganhou crédito suficiente e talvez não venha a ganhar a tempo das legislativas.
Pessoalmente estou cada vez mais inclinado a dar o benefício da dúvida à antiga ministra das Finanças. Ou então a votar em branco.