sábado, 26 de novembro de 2011

UUUUUU(2)

Nunca gostei dos U2. Admiro a longevidade da banda e há algumas músicas com as quais me identifico muito porque me trazem boas recordações, como a "sweetest thing" me faz lembrar um estágio da natação com o pessoal da selecção regional (1998 acho eu).

Admito que têm músicas boas mas não fazem o meu género, pronto.

Agora o que posso criticar mesmo é o facto de estarem a ficar cada vez mais washed out, cada vez mais comercial até ao ponto de ficar basicamente uma máquina de imprimir dólares...Até o nosso amigo/guru/João já foi apanhado nessa febre (o gajo vai-me crucificar :p)

Por exemplo os Stone têm tudo o que têm os U2 MAS não ficaram tão washed out como esses últimos...

4 comentários:

Nuno disse...

Eu também nunca fui grande fã dos U2 porque todas as músicas deles me parecem iguais, apesar de serem bastante boas. Mas, engraçado, ainda hoje estava a correr na passadeira no ginásio e estavam a dar umas quantas seguidas no VH1 (sim, eu gosto do VH1) e pensei: eles até são porreiros. Quanto a estarem washed out, não sei, talvez seja a lei da vida.

João disse...

Eu não fui apanhado, fui por opção própria ao concerto deles, porque queria perceber a dimensão da coisa e isso só é possível in loco.
Quanto à sua qualidade, acho que eles foram muito bons na primeira fase da carreira até ao Zooropa, depois para mim perderam-se para sempre...
Quanto à comparação com os Stones...não me atrevo a esse tipo de comparações...já vi ambas as bandas mas considero que são diferentes em quase tudo. Eu pessoalmente como é sabido gosto mais dos Stones...mas estes vivem muito à custa do sucesso passado, raramente produzem material novo (e raramente tem sucesso comparável ao material anterior), são tipos que se juntam para tocar mas mal se dão, são pouco ou nada políticos, etc...
Os U2 são completamente diferentes, são muito mais banda, produzem com regularidade (apesar de não gostar, milhões adoram o material recente), são políticos (em demasia para muita gente)...
E se compararem os números das últimas digressões, os dos U2 são mais impressionantes...
Com isto não quero defender os U2, mas eles seguiram com carreira deles e no meio desse crescimento perderam pessoas (eu por exemplo) mas conquistaram muitas mais!
Se me perguntarem, eu como já disse gosto muito mais dos Stones mas a verdade é que admiro tipos que arriscam (sim, porque apesar de muito comerciais os U2 têm arriscado no som), principalmente quando já não têm nada a provar e quando já não deve ser só dinheiro que os faz andar na estrada (tenho muitas dúvidas se os € são o principal motivo para meter a máquina em andamento).

Por isso cada macaco no seu galho:P

P.S. Outra coisa que admiro nas duas bandas...é serem eles mesmo a tocarem e a cantarem...Por exemplo no concerto dos U2, a voz do Bono falhou numa música, isso para mim valeu-me o bilhete, saber que aquilo parece ficção científica (pela grandeza do espectáculo) mas que eles são reais, que têm as suas limitações...
Digo isto para defender que não se deve meter U2 no mesmo saco que a POP das Lady Gaga, Madonna, Britney entre muitas outras...que grande parte do concerto é em playback (sem discutir a qualidade da música)...para mim que adoro música saber que tivemos milhares de pessoas que foram ver Britney por 45€ em playback é um insulto!

CEO disse...

por falar em bandas comerciais, os Coldplay não são banda que aprecie mas penso que ainda são daquelas bandas que conseguem equilibrar bem a vertente (necessidade?!) de fazer dinheiro e fazer albuns com boa qualidade continuando a inovar e surpreender album após album. Acho que não disse nenhuma asmeira... :)

Nuno disse...

Tiago, gostei desse comentário!