Perdoem-me a extensão do post…
Hoje queria falar de desporto, mais especificamente sobre o estado do desporto em Portugal. Porque é que no nosso pais não há cultura desportiva? Porque é que o futebol é o (único) desporto por excelência? O futuro do desporto está ameaçado por escândalos de arbitragem, doping etc? Qual o papel dos desporto na economia?
Em primeiro lugar penso que em Portugal simplesmente não há cultura desportiva. Os grandes culpados na minha opinião sou eu e vocês... Sim, se a população penalizasse um governo por não criar infra-estruturas desportivas, se houvesse lobbies do desporto (para alem daqueles do futebol), se se visse mais gente a correr na rua, a andar de skate nos passeios, a jogar futebol nos pátios com certeza as coisas melhorariam. Claro que o governo deveria criar essas infra-estruturas, afastava os jovens da criminalidade e melhorava a saúde dos mais velhos, mas somos nós que temos de dar os estímulos e incentivos ao Estado para fazer isso. Porque é que começam (e bem) a proliferar ciclo vias por toda a parte? Porque os ciclo turistas souberam organizar-se e exercer as pressões certas junto das autoridades!
Por outro lado temos de admitir que somos um povo comodista, que prefere uma tarde de shopping a um bom jogo de ténis e em última análise a cultura desportiva (não) está dentro de cada um de nós.
Vou deixar a resposta ás outras perguntas para a semana, fazendo disto uma pequena crónica lol :p
2 comentários:
Acho que sim... A prova que só arranjamos desculpas está em outros países que, por exemplo, não têm a sorte de ter o nosso clima e isso não os impede de ir de bicicleta para trabalho (caso da Holanda que chove a potes e tem tantas bicicletas como automóveis ou já agora Berlim, que com um frio de rachar vimos imensas pessoas, novos e velhos, a passear de bicicleta ou a correr nos passeios!
É tudo mentalização!
Oh...é ver o exemplo dos jogos olimpicos e paraolimpicos!
os ultimos ganharam uma maior quantidade de medalhas e não tiveram direito nem a metade do mediatismo!
é tudo uma questão dos media!a culpa é em grande parte deles...
Enviar um comentário