segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

D E S P O R T O III

Pois bem, hoje queria responder á pergunta, se o futuro do desporto está ameaçado pelos escândalos de arbitragem, corrupção, dopping etc...

Não vou dizer que não há corrupção, parece-me óbvio que existe, em menor ou maior grau. A questão é que existem instâncias próprias para lidar com esses assuntos, e trazer esses assuntos para os relvados, para as flash interviews, para manchete de jornais e aberturas de telejornais é simplesmente ridículo. As pessoas esquecem-se que no fim do dia o que interessa é o desporto em si e a competição. Claro que esta fica prejudicada com estes escândalos e por isso mesmo existem os tribunais e as condenações, ainda que pequenas. Falando do futebol em particular, se têm mesmo que abrir os telejornais com futebol, façam-no com um pontapé de bicicleta do Ronaldo ou uma finta do Quaresma e tirem a fronha do orelhas ou do Pinto da Costa da frente do ecrã! Eu próprio cada vez vejo menos futebol português porque é irritante ver o Paulo Bento sempre a chorar da arbitragem ou os jogadores sempre a rebolarem pelos relvados a gemerem de dores quando quase ninguém lhes tocou (sim, a culpa também é deles).

Quanto ao dopping acho ainda mais sério porque desvirtua os valores do desporto, a competição saudável, a promoção do sacrifício e da dedicação, mancha e põe em causa todos recordes atingidos e o desporto em causa. Veja-se o caso do ciclismo na Europa, o basebal nos EUA ou o atletismo em todo o mundo. São desportos tão conhecidos pela sua espectacularidade como pelos escândalos. Quantos anos demoraram a estar outra vez cristalinos?!Ninguém sabe... Julgo que a solução passa por fiscalização mais pesada e penas e condenações muito penalizadoras para os atletas, não hesitando em erradica-los do desporto. Todo o atleta tem consciência de estar ou não a tomar substâncias dopantes excepto em casos raríssimos em que são induzidos pelos treinadores ou restante staff. Claro que os patrocinadores não gostam, mas vão gostar ainda menos se a modalidade morrer por completo. Basta ver o caso do Tour de França, um dos maiores eventos do planeta que quase ia desaparecendo devido ao dopping.

Sem comentários: