domingo, 19 de outubro de 2008

OE 2009 parte II

Grande antilamp, tens toda a razão é uma falha minha e do meu irmão...Mas achei uma excelente ideia por o OE no nosso blog, como jovens temos de dar o exemplo de nos preocuparmos com o nosso país!De qualquer forma vou tentar redimir-me agora...

Já tive a analisar por alto o OE e sinceramente, apesar de obviamente não dominar o assunto, não me pareceu muito mal...

O défice previsto é de 2.2% (3% é o máximo permitido pela CE) e o crescimento previsto do PIB é de 0.8% apesar do FMI prever menos claro...As garantias de 20 mil milhões de Euros que o Governo tem preparado para os bancos não está incluído no OE senão ai maizinha! 

Claramente este OE é expansionista ou seja o Governo alargou cordões á bolsa para  dar um empurrão à economia por causa da crise...ou por causa de ser ano de eleições como muito bem observou o antilamp..de qualquer forma penso que era necessário e o Engenheiro não hesitou em juntar o útil ao agradável e toca a dar generosos aumentos à função pública (2.9%, acima da inflação prevista de 2.2%).

Mas á também que ver que desde 2006 já se conseguiu mandar 56 000 funcionários públicos (mamões) para a rua o que só por si é um grande feito.

Em termos de dotações para os diferentes ministérios destaco a grande fatia dada à ciência e ensino. Apesar de achar o E escolas e E escolinhas e agora o E universidade tudo uma grande pimbalhada (todos nós nunca tivemos esses apoios e não somos menos inteligentes por causa disso) acho fundamentam a aposta na educação e formação.

Em termos fiscais as mudanças que houve não me parecem relevantes mas psicologicamente não são más.

E pronto acho que é tudo, restame pedir a todos para deixarem o discurso da crise na gaveta, se ouço mais um telejornal a abrir com esse tema acho que mato alguém!!! Não estamos numa época de vacas gordas mas não adianta nada choramingar e a falta de confiança dos consumidores e empresários só traz efeitos negativos! Façam como eu e proíbam aí em casa de se falar da palavra crise (que por curiosidade aparece 26 vezes no OE)

2 comentários:

Delindro disse...

É muito bonito falar em aumentos para a função pública de 2,9% mas quando a seguir se fala em penalizar no IRS quem tiver aumentos superiores a 2,5% devemos ficar preocupados e era preferível estar quieto do que dar por um lado e retirar por outro.

João disse...

Isso é verdade?Não tenho andado a par das noticias, mas do pouco que ouvi tinha ficado com a ideia de que com esse aumento muitos desses trabalhadores mudam de escalão de IRS daí acabar por não ser vantajoso o aumento (mas isso é normal e não vejo razão para se queixarem, não se pode querer tudo). Agora se o que dizes é verdade isso já é outra conversa...