Começa
na segunda-feira o período de subscrição das novas obrigações do FCP. Acham que
uma taxa de juro de 8,25% é boa? Eu acho que é péssima!
Confesso
que ainda tive tentado a subscrever estas obrigações mas depois de ver o
prospecto até me arrepiei. Eu sabia que os clubes de futebol não nadavam em
dinheiro mas honestamente não sabia que o FCP não cumpria o artº 35 do CSC e
que tinha Capital Próprio negativo!! Negativo em 10M€... É muito negativo!
Quer
isto dizer que os futuros obrigacionistas vão emprestar dinheiro a uma empresa
que está tecnicamente falida e que no limite um qualquer interessado poderia até
requerer a dissolução da SAD.... Arrepiante!
Em
princípio nada disto acontecerá, a subscrição será um êxito e os
obrigacionistas serão reembolsados sem precalços mas não deixo de pensar como é
que a CMVM permite que uma empresa nesta situação possa fazer um empréstimo
obrigacionista a particulares. Mesmo tendo em conta que este alerta está logo
na primeira folha do prospecto...
Espero que o FCP ganhe muitos títulos, porque sou portista e porque o clube bem vai precisar do guito!
Para
os interessados em subscrever, já sabem o meu contacto, estou ao dispor! ;)
7 comentários:
Oh Tiago, tu deves ser o pior vendedor de sempre :D
Estas obrigações não precisam de ser vendidas, compram-se como quem compra uma t-shirt do Lucho, é por amor à camisola :p
Basta comprar com os 6% de outras obrigações que andaram aí, as do FCP em termos de risco/retorno são bem piores...
E que dizer das obrigações 8% do Sporting...
Neste momento a empresa já não se encontra em situação de Falência Técnica. Decorrido o 1º Trimestre (1/7/2012 a 30/9/2012) com o valor das vendas de passes de jogadores (Hulk e Álvaro Pereira) a situação económico-financeira já se alterou estando o CP acima de 0.
Se para além disso pretenderem comparar a situação económico financeira das 3 SAD cotadas em bolsa posso apontar como dados de análise importante os valores dos plantéis, a pertença dos estádios (Clubes ou SAD) e a possibilidade de aumento de capital por transferência da propriedade do estádio para a SAD, bem como passivo consolidado dos 3 grupos.
A SAD em causa não digo que está pujante em termos económicos-financeiros mas está numa situação bem segura e facilmente com a venda de 2 ou 3 jogadores coloca o Capital Próprio ao nível do Capital Social. Aposto que a procura irá ser 7,5 - 8 vezes o valor da oferta.
Isso do CP, falência técnica, etc, neste tipo de empresa nem é o mais relevante (apesar de ser um sinal, claro). Quer dizer, a valorização do Activo - os jogadores - é um bocado mais subjectiva do que noutras empresas, com que critérios é que se faz isso? E o Estádio, vai-se vender para pagar o empréstimo? Quem quer um estádio? Só se se recorrer a adiantamento de receitas de bilheteira, talvez fosse mais isso, não sei...
De qualquer maneira, acho muito mais relevante o cash-flow negativo em 20 milhões (ouch! e sim, fui ver) mas isto foi relativamente pontual porque foi uma época de menores receitas europeias e sobretudo de vendas de jogadores, como disse o Delindro. Penso que os investidores estarão mais descansados nesta fase inicial pela entrada dos fundos do Hulk e pela boa carreira da equipa na Champions. Vamos ver é como está a situação financeira em 2015, é que isto de rolar empréstimos a taxas cada vez mais elevadas tem que se lhe diga. Que está no fio da navalha, está.
Nuno, o Sporting tem a decorrer obrigações a 9,25%!! Só Deus sabe como é que aquilo vai acabar!
Quanto às do FCP também não tenho dúvidas que a emissão será um sucesso! E realmente também é preciso realçar que nas épocas anteriores até registaram RL positivos, baixos mas positivos! E já agora uma grande causa dos RL negativos tiveram a ver com amortizações/imparidades dos jogadores, o EBITDA até foi positivo em 12M€!
Enviar um comentário