No entanto a verdade é que muita coisa podia ter corrido menos bem durante a caminhada para o sucesso, mas a verdade é que não correu. De facto, a sorte dá muito trabalho.
Nos últimos tempos destaca-se a entrada em bolsa, o que faz com que o senhor Zuckerberg deixa de ser um informático que anda de chinelos para passar a ser um capitalista que anda de chinelos. Mais recentemente comprou o Instagram* por mil milhões de dólares. Se tivermos em conta que o FB foi avaliado em 100 mil milhões, esta empresa foi comprada por 10% do valor do Face. Esta empresa tem apenas 13 empregados e até agora os seus lucros ascendem à fabulosa soma de absolutamente nada. Isto para evitar que o Facebook se torne o próximo hi5 e seja ultrapassado pela evolução, ou mais correctamente, pela última moda que atraia os mais jovens. Sendo o Instagram uma aplicação móvel, fará com que o FB tenha uma pegada maior nos smartphones do que aquela que tem agora, que se resume à aplicação móvel do FB para telemóvel.
Não me parece que nos próximos tempos o dono do FB se torne num dot.com boy falhado e viciado em cocaína...
*Muito basicamente é uma aplicação que permite criar um foto-blog...
2 comentários:
1.000 milhões é 1% de 100.000 milhões e não 10%. Só para saberes que leio atentamente os teus posts. :b
Quanto ao FB, acho que já fui apanhado na rede ou pelo menos tenho que reconhecer que é algo bastante interessante e com potencial. Mas quanto ao seu futuro mantenho as minhas dúvidas. Li há pouco tempo que no Brasil só agora é que o FB tem mais aderentes que o Orkut e não deixa de ser curioso que ninguém na administração do FB sabia da compra do Instagram até muito poucos dias antes de esta ser anunciada à imprensa o que mostra um amadorismo impressionante por parte de um CEO que está à frente de uma empresa que supostamente vale 100.000.000.000 USD!
Acho que se trata de uma empresa de alto risco, daqui a 5 anos pode valer zero como pode valer o triplo.
O tempo dirá se o FB se vai tornar em mais uma das empresas que outrora foi grande. Pelo menos no futuro próximo não acho. No entanto, estas empresas da Nova Economia parecem destinadas a correr sempre contra o tempo e o perigo de se desactualizarem e serem preteridas nos gostos dos consumidores e, convenhamos, quando a mudança de padrões de consumo é tão fácil de realizar quanto o clicar de um botão, compreendemos a paranóia do Google, FB e outras em realizar compras que mantenham o seu apelo. Penso que é isso que gera estes preços das dotcom - mais do que análises de DCF, ou aquisição de know-how, ou outros factores.
P.S.: O "Óráculo de Omaha" diz que não vai à IPO do Facebook. Será que ele não tem capacidade para compreender a lógica de negócio das tecnológicas? Ou será que algo lhe cheira a esturro? Vale o que vale mas fica o apontamento...
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