quinta-feira, 19 de abril de 2012

Costa Coffe no Porto!


Finalmente vai abrir no Porto um Starbucks!! Aah, não é bem um Starbucks mas já me deixa satisfeito: a cadeia inglesa Costa Coffe vai abrir um café no novo Passeio dos Clérigos, em frente à Lello!! Fico satisfeito por irmos ter um café deste género na baixa do Porto depois de muitas promessas não cumpridas por parte dos senhores da Starbucks! Tou ansioso por pagar 3€ por uma meia de leite chamada latte (sem ironia :).

Já agora, os nossos planos para abrir um café naquela zona tiveram morte imediata após esta notícia, certo? É que temos de ver o lado negativo disto: o Costa Coffe vai estourar com todos os cafés ali à volta à excepção talves da Padaria Ribeiro…

6 comentários:

João disse...

1º O grande Porto já tinha um COSTA, uma vez que já à um no aeroporto.

2º Acho que é uma mais valia, mas duvido que estoure todos os cafés à volta. Apesar de gostar do conceito Starbucks não me parece que tendo em conta os preços que praticam que tenho capacidade de eliminar concorrência. Acho que o COSTA terá sucesso mas será mais um.

Aliás, eu sou daquelas pessoas (que são muitas) que não sabem quem é o vencedor de um eventual confronto cimbalino Vs café de pacote de papel. Que comece o desafio!

Nuno disse...

Também não acho nada que vá rebentar com os cafés todos. Vamos lá ver uma coisa: qual é o conceito deste género de estabelecimentos? É ter uma decoração moderna e simples, tratar o cliente como se fosse a pessoa mais importante do Mundo, escrevendo-lhe o nome no copo e o diabo a quatro, fazê-lo sentir-se muito cosmopolita e trendy porque bebe café com os nomes mais exóticos e recolhidos por verdadeiros pobrezinhos do 3º Mundo e no fim dá cá 4 euros por uma meia de leite. Não é propriamente o mesmo segmento de mercado que 99,9% dos cafés em Portugal e tendo em conta que isto não é Nova Iorque, não há Starbucks/Costas de 100 em 100 metros e estamos em crise, não me parece que a maioria das pessoas deixe de ir lanchar ou tomar café ao sítio do costume para ir lá, a não ser de vez em quando para experimentar.

André disse...

Pois, por acaso estou a curioso para ver se moda pega ou não... Em Lisboa pegou (no Starbucks) e já há mesmo umas imitações nada foleiras a surgir pela cidade.

O meu irmão da próxima vez que tiver formação na baixa vai lá buscar o latte para voltar a descer as Carmelitas com o copo na mão e depois quando chegar os colegas vão achar que ele é um idiota. Agora deste choque de costumes que se vai sentir, não sei para que lado vai pender a balança...

Eu não troco um pelo outro, há ocasiões e moods para um cibalino ou para um latte-machiato-vanilla-blend-raio-que-o-parta

CEO disse...

Iap, os cafés tradicionais estão noutro segmento diferente, concordo. Tanto mais que dei o exemplo da Padaria Ribeiro que irá sobreviver na boa!
A questão é que vão ressentir-se da abertura deste novo café ao nível dos turistas que não abrem mão dos produtos que estão acostumados. Admito que eu próprio já achei mais piada aos Starbucks & Cª e a justificação de que o latte custa 3€ porque o café é proveniente de comércio justo já não pega...

João disse...

Mas diz-me uma coisa André, o Starbucks pegou mesmo em Lisboa? Quantos existem 2/3?

Acho que se o lucro fosse enorme já estavam no Porto ou já haviam mais em Lisboa, ou até mesmo no Algarve, tipo Vilamoura. Eu acho que têm a sua quota de mercado, mas não são um mega sucesso a avaliar pelo seu crescimento. E sem duvida que Lisboa tem mais mercado do que o Porto e é mais cosmopolita.

E já agora, eu conheço o Costa de nome, nunca fui a nenhum. Será a marca Costa em termos de força de vendas comparável com o Starbucks?

André disse...

Há uns 5...Não são um mega sucesso porque os preços são os internacionais e os nossos salários são o que são...

Bem o estilo é o mesmo mas claro que o Costa existe só em Inglaterra e o Starbucks é muito mais internacional.