quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cover up!!

Estava ontem a ouvir uma música da Adele (não sei o nome) interpretada pelos Linkin Park e fez-me questionar, o que leva alguém a fazer uma cover de outra música:

1. A letra é tão boa que é uma pena não a aproveitar para outras interpretações?

2. O artista original é mau e o novo intérprete diz "porra, eu consigo fazer um melhor trabalho com aquela letra e melodia!"?

3. O novo intérprete precisa de ser guindado para o estrelato e então pega numa canção já conhecida e dá-lhe apenas um twist qualquer? Neste último caso veio-me à cabeça a Smooth Criminal de Michael Jackson, e a cover dos Alien Ant Farm, lembram-se?

1 comentário:

João disse...

Para a mim a principal razão não é nenhuma dessas. Pelos menos as covers que conheço, grande parte delas são homenagens, ou porque a música é muito boa, ou porque o artista original é uma influência, ou porque gostam da musica e nos ensaios para se divertirem tocam a musica e depois acabam por tocar noutras circunstâncias...

Hoje em dia também há covers "impostas", actualmente existem compilações de covers, com o objectivo de homenagear um artista, ganhar dinheiro para alguma instituição pelas vendas, etc... e nestes casos, por vezes há uma short list de musicas para os artistas escolherem e fazerem cover...

Existem montes de razões, até há quem faça covers só para gozar com a canção! I like it :)