quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Restaurantes com IVA a 23%

Já repararam o quanto hipócritas são os empresários portugueses do sector da restauração? Para tentar evitar a sua “desgraça” agitam com a bandeira dos despedimentos, com o aprofundar da já actual crise do sector e a última é a greve de “boas práticas” (se não é assim é parecido) afirmando que deixarão de se preocupar em cumprir as suas obrigações fiscais... Mas desde quando é que se preocuparam com isso?

Não quero dizer que devemos pensar, já que fogem aos impostos vamos aumentar-lhes as taxas, mas todos sabemos que a restauração foge escandalosamente aos impostos (e a culpa, em parte, é nossa que não pedimos factura do café, falo a sério!) quer o IVA seja a 13% ou 23%.

E já agora um cálculo simples: o meu almoço de “trabalho” custa-me 4,5€, vai passar a custar 4,9€, dá uma despesa adicional de 8,8€/mês, não é dramático. Um jantar ao fim-de-semana custa-me 15€, passará a 16,33€... Descansem senhores empresários da restauração, também vou continuar a jantar fora, eu e todos os portugueses que já antes o faziam!

By the way: na quarta fomos ao Cafeína Wine and Tapas... Ui, ui, que bom! A comida impecável, e o ambiente melhor: apesar dos 10Cº, comemos na esplanada ao lado do aquecedor a gás. Morcela com maçã cozida, folhado de alheira com compota picante e porco preto com migas de tomate. Recomendo, é top!

3 comentários:

Nuno disse...

Pronto, confessa lá, este post foi só uma desculpa para te gabares desse menu!

Voltando à vaca fria - pun intended - é de facto complicado porque é um aumento elevado de impostos, e não concordo nada contigo quando dizes que não é dramático. Mas também é verdade o que dizes em relação à muita fuga que sempre houve e vai aumentar. Mas para isso o Governo conta agora com a fiscalização do cliente, sob pena de multa. Acho muito bem, espeta-se com uma carga fiscal brutal e ainda se exige que os fregueses sejam paus mandados das Finanças. Só me admira que não digam que este aumento é para "harmonizar" o IVA com o resto da Europa...

André disse...

Fogo, que classe...E eu aqui a comer pasteis de carne!!

Bem, tive de ir ver à Wiki o significado de "pun intended"...Gostei :)

Quanto ao tema do post, acho que todos têm de contribuir a sua parte para isto andar para a frente. A restauração em Portugal até é cara, comparada com o nosso poder de compra...E se o dinheiro não vai para os empregados vai para onde?

j. disse...

e eu acabei de comer um amok de peixe fantástico e um sumo de côco mastigável. Agora já estou em Bali e a comida, tal como no Cambodja continua a ser uma delícia! Hoje tive um dia muito ocupado: acordei num hotel em kuta cheio de jardins, piscinas e estátuas hindus, fui passear pela cidade, dei um salto à praia com direito a mergulho numa água quentinha, fui fazer uma massagem e vim para Ubud, onde a mais simples casa parece retirada de um filme. Amanhã vamos andar de bicicleta pelos arrozais. Que vida difícil!:p