domingo, 18 de dezembro de 2011

Breakfast at Fnac


Hoje de manhã (domingo) tive de ir à baixa e decidi tomar o pequeno almoço por lá. Visto ser uma das minhas refeições favoritas, queria escolher bem o local onde pedir a minha meia-de-leite e a sua fiel torrada a acompanhar.

Tinha várias opções, entre elas a confeitaria Ateneia, o Di Roma ou o Majestic... Ainda espreitei o armazém do Café mas como estava fechado acabei por ir ao café da Fnac. Shame on me.

Depois de instalado e já com café nas veias, comecei a matutar no que me fez dar preferência ao café daquela grande multinacional em detrimento dos cafés típicos e característicos da cidade que eu adoro. Não foi o espaço (que é fechado e sem janelas) nem o preço muito em conta, penso que inconscientemente foi um conjunto de pequenas razões: ter a certeza que este espaço estava aberto àquela hora (porque está sempre (!!) aberto), saber que vou ser atendido por um empregado bem disposto, ter a certeza que não vou esperar 20 minutos e o café vir frio, saber que o espaço vai estar acolhedor com aquecimento, música ambiente e os melhores jornais e revistas à disposição.

Estou disposto a dar uma oportunidade ao comércio/restauração tradicionais, mas têm que a merecer! No entanto tenho que dar a face, está a melhorar muito! Mas por favor abram ao domingo, cedo! E fechem tarde, todos os dias! E invistam na decoração e na formação do staff! E N Ã O poupem no aquecimento, para não ter que voltar a jantar com o sobretudo vestido (já aconteceu e não foi num restaurante qualquer, foi num dos mais embemáticos do Porto).

Da próxima vez vou ao Macdonald’s (shame on me, again) vou pedir um café to-go e vou sentar-me na praça dos Aliados a bebericá-lo! Sim, porque o pessoal da Ateneia ainda acha que é muito “rasca” ter copos de papel.

4 comentários:

André disse...

Hum, tiveste de ir à baixa?! Foste ao Marcolino? :p

Bem, deixa-me dizer que ontem andei na baixa igualmente (mas a lisboeta) e os cafés e lojas estavam bem quentes :)

Acho que a razão para os nossos estabelecimentos tantas vezes falharem na climatização é o facto de sermos um país com o tempo muito ameno e nas alturas de picos não estão preparados para isso...

Quantos aos jornais e revistas, hoje em dia desde que tenha wifi will do... Ontem estávamos nesse café com um amigo e ele pôs no FB que estávamos no café...Sinais do tempo...

BTW, boa fotografia :)

João disse...

É por essas e por outras que eu não crio conta no FB. Ninguém quer saber que estás no café XPTO. Se eu quiser pergunto!:P

Aposto que alguns dizem que estão na sanita!

Pronto acabou o meu momento anti FB.

Concordo com o André, a culpa é do tempo ser maior parte das vezes ameno, mas a verdade é que hoje em dia temos que nos destacar pela positiva e como tal mesmo os cafés mais tradicionais têm de começar a preocuparem-se com isso.

Tiago por muito que gostes do café em embalagens de papel, ainda és uma minoria! Posso estar enganado mas daqui a 5 anos nesse aspecto pouca coisa vai mudar! Disse 5 para não correr riscos...porque podia dizer muitos mais. Nós somos um país do expresso, é cultural...e eu gosto! :)

Nuno disse...

Não acho nada que o problema do aquecimento tenha alguma coisa a ver com o tempo: por esta altura já andamos há algum tempo a bater o dente e o Inverno acontece todos os anos. Tem mais a ver com a filosofia dos nossos "empresários" que acham que a maneira de ter um negócio bem sucedido é cortar no supérfluo, como por ex., o aquecimento em dias de frio de rachar...

Qanto a mim não valorizo muito o tradicional, valorizo sim uma vista ampla, conforto e qualidade do serviço e produtos.

JIM disse...

Concordo com o Nuno! Também não valorizo muito o tradicional, mas sim o espaço em si, se é acolhedor e confortável, a simpatia dos seus colaboradores, a rapidez do serviço (very important!!!) e qualidade dos seus produtos.

A justificação do "nosso clima ser ameno" para não se ligar o aquecimento, é apenas uma desculpa para não verem a factura de electricidade a aumentar no final do mês. Sei que os tempos não estão fáceis, mas este tipo de atitude não ajuda nada o negócio, isto porque também já tive de jantar de casaco de fazenda e não voltei ao restaurante, nem o recomendo dada a péssima impressão com que fiquei!