Descobri a solução para pagarmos esta enorme dívida que temos perante o exterior! Porque é que não se vende as reservas de ouro que o país detém? Aproveita-se a cotação historicamente alta do ouro e vende-se tudo!! Eventualmente recomprava-se daqui a umas décadas 10 ou 20% mais barato...
Deve haver uma boa razão para não o fazermos, mas qual é??
Ajudem-me senão não vou conseguir dormir esta noite! ;)
7 comentários:
Ao que sei a UE não permite este tipo de operações para pagar a dívida pública, mas não sei porquê.
Mas o mais provável era estarmos na mesma situação passados uns anitos (poucos)...
Essa pergunta tem uma resposta simples. O ouro já não existe. Os funcionários do Banco de Portugal foram vendendo o ouro.
1º Como é que um funcionário do BP não sabe a resposta a esta pergunta?
2º Esse tipo de operações é proibido pelo BCE, por ser uma operação monetarista, que actualmente são responsabilidade do BCE. Com a entrada do Euro em funcionamento, os Estados ficaram proibidos de financiar directamente os Estados. O BC pode vender o ouro e depois distribuir dividendos(ao Estado).
3º Pelo que sei, o valor das nossas reservas de ouro são equivalentes a cerca de 7% da nossa divida publica. Por isso nunca seria uma solução, apensa uma ajuda.
Bem, o joão está em cima dos acontecimentos...
Sim, vender o ouro e pagar a dívida seria considerado financiamento do Estado, o que é proibido.
Chegou a colocar-se a hiopótese de esse ouro servir de colateral aos empréstimos da Troika, mas também foi decartado...
André antes de mais peço desculpa pela picada, mas confundi e pensava que tinhas sido tu a fazer o post...:P
Não sabia disso, soube é que a corja da Alemanha queria que Portugal fosse obrigado a vender o ouro antes de receber dinheiro da Troika. A ser verdade é completamente estúpido na óptica da UE, não percebo este pensamento de "chupar" todo o que seja possível aos países que já se encontram em dificuldades...sem haver um esforço para se pensar o futuro...
Lol, essa é boa João :D
É normal confundir-se os moços em pessoa, agora na net...
De qualquer maneira, bom trabalho a deslindar o caso. Acho que faz sentido ser proibido porque seria o equivalente com o Euro a ligar a impressora de Escudos.
Quanto às exigências de alguns alemães, isso há idiotas em todo o lado. Houve quem dissesse no Bundestag que a Grécia deveria vender ilhas...
Eheh, nem sei como troquei...
Não ouvi falar sobre isso de venderem ilhas, lol como dizes são mesmo idiotas. Esses gajos querem ser os novos "Hitlers" economicamente falando...ui vou ser massacrado por esta afirmação :)
Enviar um comentário