terça-feira, 13 de outubro de 2009

Autárquicas 09 - A minha visão

Para começar esta análise vou analisar a situação geral do país e depois entrarei em casos particulares que acho importantes. Para começar temos uma vitória do PSD que se pode considerar uma não vitória, ou meia vitória. O PSD tem mais câmaras, mas a distância em número para o 2º, PS, diminui. O PS também vence porque conquista câmaras importantes e perde alguns bastiões socialistas mas o saldo é positivo. Os derrotados da noite são Manuela Ferreira Leite, BE, CDU. Manuela Ferreira Leite porque as 2 escolhas pessoais, uma delas contra a estrutura do partido, Lisboa e Leiria cifraram-se em 2 derrotas. O BE porque não consegue eleger vereador no Porto e perde o que tinha em Lisboa. A CDU tem um dos piores, senão mesmo o pior, resultado autárquico de sempre. A situação de Leiria onde o PSD perde a câmara pode não ser grave e levar à queda da câmara se PSD e CDS se unirem e fizeram uma maioria de bloqueio. Em Beja uma grande surpresa com a queda de um bastião comunista e a sua passagem para o PS. Em Faro o PSD conquista a câmara tranferindo Macário Correia de Tavira para Faro. Em Tavira o PS retira a câmara ao PSD, mas os sociais-democratas ficam a ganhar pois garantiram a capital de distrito. A norte temos 2 grandes surpresas com a passagem de Espinho para o PSD e caindo este bastião socialista. Ainda no distrito de Aveiro, temos no caminho inverso Castelo de Paiva, onde o presidente até agora perdeu. No distrito do Porto, a maior surpresa foi a queda de Fátima Felgueiras e a conquista da câmara por José Inácio Ribeiro, um licenciado da FEP. Uma boa surpresa foi a perca da maioria por Valentim em Gondomar, e agora veremos quanto tempo se irá aguentar e o comportamento dos eleitos pelo PS e pelo PSD. Espera-se estabilidade governativa para 4 anos e em 2013 veremos se as mudanças impostas pela lei da limitação de mandatos serão suficientes para uma mudança no mapa autárquico.

3 comentários:

André disse...

Quanto a gondomar, espero bem que tenhas razão...E que nestes 4 anos o major não limpe os cofres da câmara... Mas também já deve sobrar pouco para ele roubar :p

CEO disse...

Só me irrita o facto dos portugueses continuarem a votar em corruptos. Ok, eu sei que a maior parte deles o são mas votar em pessoas com processos em tribunal e alguns deles já com sentença proferida... Se em Gondomar até podemos dizer, vá lá perdeu a maioria, o mesmo não aconteceu em Oeiras.

Nuno disse...

CEO, o Isaltino não teve maioria absoluta, felizmente. Só elegeu 5 vereadores num total de 10.
É verdade que continuou a haver bastantes votos nos independentes mas as derrotas da Fátima Felgueiras e do Ferreira Torres mais a perda de maioria absoluta em Oeiras e Gondomar quase chegam para me fazer sentir que o país talvez tenha salvação.