domingo, 14 de junho de 2009

“Não me pagam para isto...!!”

O título deste post é um lamento que ouço muito, e curiosamente é (quase) sempre dito por pessoas com pouco sucesso profissional.

Alguém disse que o único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário e estava correcto, é óbvio que não te vão pagar bem se ainda não mostras-te o que vales, se ainda não produziste para te pagares a ti próprio ou se a empresa para a qual trabalhas não tem lucros suficientes para remunerar bem o seu pessoal.

Concordo que o abismo entre as remunerações das administrações das grandes empresas e do seus operários é, no mínimo, estúpida e deve ser reduzida mas é justo que sejam muito diferentes, as pessoas têm produtividades diferentes... Provavelmente se pedissem ao tipo que trabalha do handling da TAP para trocar com o seu CEO, o brasuca Fernando Pinto, (que deve ganhar 50 vezes mais), o tipo do handling não sabia gerir a empresa, ao fim de um ano metia baixa porque a pressão era muita e reclamava ao sindicato porque trabalhava mais do que as x horas estipuladas no seu contrato. O CEO, por seu lado, de certeza que iria implementar processos para melhorar a eficiência do handling, trabalhar dia e noite de forma a fazer-se notar perante o seu superior hierárquico, fazer uma pós-graduação em gestão organizacional e, com alguma sorte, dentro de alguns anos ele é que seria o superior hierárquico.

Em resumo, o que quero dizer é que acho que devemos lamentarmo-nos menos e trabalhar mais ou então não trabalhar mais mas também parar com as lamentações! Se não ganhamos o que (pensamos) que merecemos então é porque (1) ainda não tivemos tempo para mostrar o que valemos mas mais tarde ou mais cedo vamos ser reconhecidos ou (2) na verdade não somos tão bons como pensamos ser ou (3) erramos na profissão. Exemplos aplicados a mim para não dizerem que sou convencido ou arrogante:

(1)  sinceramente acho que mereço mais do que ganho hoje e sei que daqui a alguns anos vão-me pagar isso, caso contrário, é natural que mude alguma coisa

(2)  eu acho que tenho capacidades com valor mas se não as conseguir demonstrar ou se de facto estiver errado então não mereço mesmo um salário melhor nem vou arranjar um emprego onde me paguem melhor porque nenhum empregador me valorizará

(3)  caso fosse médico ou tenista profissional ganharia muito mais mas como não tinha média, não gosto de medicina nem nasci com um jeito especial para fazer voleys ou passing shot’s, vou ter mesmo de me contentar com a economia

Já agora uma história interessante de um grande campeão: num certo dia o treinador do Lance Armstrong disse-lhe “Hoje não vamos treinar, está uma tempestade terrível lá fora e podes cair, é demasiado perigoso treinar hoje”. Atitude do sr. Armstrong: “Eu sei que hoje os meus adversários vão ficar em casa com medo da tempestade, portanto é um dia perfeito para treinar e preparar-me melhor que eles” e foi treinar perante a incredibilidade do treinador. Vocês já sabem o resultado desta mentalidade...

Só mais uma: “Não sei o que se passa comigo, quanto mais treino mais sorte tenho.”

Tiger Woods


Nota: isto são ideias minhas, não pretendo dar lições de moral a ninguém, ok?!

8 comentários:

André disse...

Bem, isto é um bocado a continuação daquela conversa que um dia tivemos na Cufra e quase te batiam...Não estás a fazer grandes progressos e ainda vais levar uma cacetada de alguém...

De qualquer modo eu concordo contigo, meritocracia acima de tudo...

...Mas eu ainda quero ganhar mais do que mereço só porque sou muito boa pessoa e não faço mal a ninguém e a minha avó diz que eu sou muito inteligente! e bonito!! :p

Capsicum disse...

Tu vais ver a prenda que vais receber nos teus anos....:)

Sabem pq têm vocês essa opinião?
Pq falam directamente da vossa cadeira de economistas. Pq se podem dar ao luxo de largar um emprego e saber que mais cedo ou mais tarde terão outro igual ou até melhor (cm já vimos), pq se dão ao luxo de ter emprego antes mesmo de realizar a última cadeira do curso!
Com certeza que o esforço compensa!Com certeza que valerá uns quase 75% do ordenado recebido mas não vale por si! Tem a ver tb com o reconhecimento que a tua área tem!
Não vou comparar as nossas mas repara: cm explicas fenómenos como madredeus,joaquim de almeida?Não se esforçaram o suficiente cá?
ou a telma monteiro, pq não recebe o mm que um jogador de futebol?não se esforça?
Tenho colegas que vão no 2º pos-doc e ainda estão a bolsas!e tu sabes com certeza o que é um doutoramento e um pós e exige esforço!
O q ganhas depende do teu esforço, da tua coragem p tomar decisões, de oportunidades, sorte e também do quanto o resto do mundo acha que vale aquilo que tu fazes!Pra mim o cristiano ronaldo bem podia ser o pedicure da paris, que me dava ao mesmo e no entanto há gente que acha que o que ele faz vale a estupida quantia que recebe quando (e agr vou apelar ao sentimento) há gente no mundo a morrer á fome!

Delindro disse...

Se a indústria futebol gera dinheiro pague-se quem gera o dinheiro, jogadores, treinadores e dirigentes.
Se o judo não gera não podem querer o mesmo. Quem mais dinheiro consegue gerar mais dinheiro deve receber.

Nuno disse...

Na minha opinião todos têm razão; o Delindro resumiu tudo muito bem: quem gera mais dinheiro deve receber mais. E porquê? Porque tudo deriva do mercado, se alguém é bom em algo que agrada a muitas pessoas naturalmente essas pessoas, esse mercado, irão dar-lhe muito dinheiro a ganhar - o futebol é um óptimo exemplo, basta pensar nos milhões de pessoas que compram aquele produto pela televisão, indo ao estádio, comprando camisolas. Eu tenho para mim que há poucas coisas tão democráticas como o mercado - não se trata de algo abstracto tirado da cabeça de economistas, é algo concreto, resulta da tomada de decisão de milhões de pessoas. E são precisamente esses milhões que decidem quanto deve ganhar uns e outros.
Agora, a Capsicum também tem razão. Não podemos ser fundamentalistas nisto porque há sempre desequilíbrios (não, não me refiro a disparidades entre oferta e procura!) - todos nós somos o produto das nossas circunstâncias, não podemos assumir que se nos esforçarmos seremos reconhecidos mais tarde ou mais cedo, por muito bons que sejamos pode haver sempre alguém melhor, ou um chefe nojento, ou uma empresa que antigamente era um espectáculo mas agora está em declínio, e nem vale a pena falar de se viver num país de bosta. É como um gajo que é o melhor condutor do mundo e vai na auto-estrada a 200; basta um coelho atravessar a estrada na altura errada... a vida é cheia de imponderáveis, ninguém controla todos os factores.

João disse...

Já dei a minha opinião no Cufra, e é como o Nuno diz, temos de nos esforçar, mas isso não é garantia de nada..
Como economista, também concordo com a teoria do mercado, e percebo perfeitamente um jogador de futebol ganhar muito mais do que um de judo, mas também temos de ser realistas: o futebol não é um exemplo de mercado que funcione bem!! Não me digam que é normal num mercado termos pessoas a ganhar balúrdios e ao mesmo tempo dizermos que este negócio corre o risco de ir à falência, tem de haver um equilibro de receitas/custos, coisa que não existe actualmente, logo não está a funcionar correctamente o negócio muito menos quando nem é um negócio que tenha despesas de investigação, que criaram riqueza no futuro..
A teoria do Fernando é correcta, mas isso também não iliba o facto de haver clubes que desviam dinheiro gerado pelos outros desportos, nomeadamente subsídios (isto é verdade, eu sei!) para manterem o futebol, e neste caso os jogadores de futebol estão a ser beneficiados face ao esforço dos restantes...
Mas como diz o Tiago o esforço compensa sempre :)

CEO disse...

O que eu digo é que o esforço compensa sempre, pode é demorar mais ou menos tempo, isso depende da sorte.

Quanto ao judo "pagar" muito bem ou, Capsicum, teres amigos que ainda estão a bolsas isso é o mercado a funcionar tal como diz o Nuno ou o João! Repara, no 9º ano tive que escolher uma área para continuar a minha formação, os meus critérios de escolha foram 1º dinheiro, 2º dinheiro e 3º o que é que eu faço melhor e 4º o que é que eu gosto.

Sinceramente preferia ser treinador de natação ou algo ligado à educação, mas pensei dará a remuneração que ambiciono? Não, então vamos é para a economia.

Eu sei que é uma lógica muito materialista, mas tem vantagens: a oferta de emprego é maior e as perspectivas melhores. O Joaquim de Almeida ou os Madredeus não ganham bem em Portugal porque somos um mercado pequeno logo paga pouco.

Porque é que arranjamos emprego com relativa facilidade? Porque temos boas médias numa faculdade boa. E porquê? Porque estudamos como ó car@$#%!

Exceptuando cunhas e esquemas ilícitos, cada um ganha o que merece.

André disse...

Bem, grande qualidade de post's!!!!

1. Joana, desculpa desculpa desculpa...mas se um gajo sabe que não adianta nada e continua a tira doutoramentos e pós e mais não sei o que, das duas uma: ou é idiota ou está a afogar-se em negação... Mas é injusto nisso estou de acordo contigo.

2. João os teus argumentos de o futebol não ser um mercado equilibrado é correctissimo. Por isso é que as finanças dos mesmos estão uma desgraça e mais tarde ou mais cedo verás os ordenados e passes a cair a pique.

3. Resumindo acho que todos estarão de acordo se disser que 60% é mérito, 20% sorte e 20% pura (in)justiça ????

João disse...

André, estou de acordo com o teu ponto 3, penso que deve andar por aí..