quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Marte



Aproveitando a tira, e sabendo dos novos testes da NASA, que têm como objectivo uma nova ida de um homem à lua e a tentativa de fazer o mesmo com o planeta Marte...
Qual a vossa opinião sobre o assunto?
Eu não tenho uma opinião bem formada, mas até dou valor a estas investigações. Podem-se fazer descobertas importantes, encontrar novos recursos, quem sabe um dia encontrar novas formas de vida? Ou será somente um enorme gasto/perda de recursos em investigação?

E como não podia deixar de ser, aqui vai mais um GRANDE momento musical para acompanhar a vosso reflexão.
Espero que gostem!

4 comentários:

André disse...

Eu acho que é um enorme desperdício de recursos. Admito apenas 3 argumentos a favor da "exploração espacial":

No processo de descoberta e investigação inventa-se tecnologias também úteis no nosso dia a dia;

Há uma empresa portuguesa a trabalhar nisso e a vender à NASA. Tudo o que seja apoiar a nossa investigação sou a favor;

É útil no que diz respeito a desenvolver as comunicações através de satélites e radares.

Agora se é para procurar homenzinhos verdes... C'amon, ainda há muitas crianças a morrerem à fome aqui na Terra...

Nuno disse...

Estou em total desacordo, para ser sincero. Acho que é para coisas destas que a Humanidade existe. Não vejo qual o objectivo de se viver a vida toda no nosso cantinho sem se procurar conhecer o resto do Universo; às vezes é preciso um bocadinho de romantismo, não ver tudo com base em racionalismos forcados. Mas correndo o risco de ser expulso da vossa convivência, volto à base dizendo que isto é aquilo que se chama uma aposta 'High risk, high gain'. Os potenciais beneficios a retirar daqui são imensos, e não apenas subjectivos. A lista de aplicacoes na Terra de tecnologia da NASA é infindavel e nao me digam que o saldo é negativo porque é muito dificil de contabilizar todos os ganhos. Por outro lado o gasto em investigacao ou meramente as despesas correntes da preparacao da missao sao iguaizinhas à compra de qualquer outro bem, o facto de se ir para Marte ou para o fim do Mundo é irrelevante, vai ter às empresas e às famílias.
Por isso, o melhor é encarar isto como é: um presente do contribuinte americano para o Mundo.

João disse...

Nuno, hoje em dia já não é só um presente do contribuinte americano...
Mas sou mais inclinado para a tua opinião.
Se o Universo existe, é para ser conhecido.. E tal como à centenas de anos os Portugueses fizeram-se ao Mar e encontraram novos povos e novos recursos (que se calhar são uma das razões para ainda sermos Portugal), também esta "exploração espacial" um dia pode-nos dar boas notícias e até soluções!
Agora já a brincar, quem sabe se mão encontramos um planeta que tenha uma tecnologia de recuperação do buraco do Ozono, ou a cura do cancro?Quem sabe?
Mas uma coisa sabemos, a aposta no incerto tem trazido progresso ao logo dos anos(Ok, tem trazido progresso a mais!), ficar parado não parece ser solução.

Capsicum disse...

Parece-me que a única coisa que nos impele a ir é a curiosidade apenas, não a necessidade.
Sim, foi ela que nos trouxe aqui: que nos fez erguer, que nos fez bater com a pedra na noz, que nos fez inventar a roda e o mais importante, pra mim, o inventar a agricultura.
Mas parece-me que o desafio que temos em mãos agora, lutar pela sobrevivência da descendência, é mais aliciante do que procurar vida lá fora. Se tenho curiosidade? muita! se quero saber como faz e mexe e respira? muita, muita! Agora vejamos: claro que há vida lá fora, porque não haveria de haver?!temos vida aqui em condições extremas de temperatura, pH…com certeza existe vida noutros planetas sejam eles gasosos/rochosos. Agora se o que vamos encontrar nos vai ajudar, duvido e muito. Isso seria como fazer a primeira expedição ao interior de um vulcão e presumir que se vai trazer de lá a máquina dos milagres ou o elixir da juventude, selado e com certificado de qualidade!! Existindo vida lá fora tem com certeza outras condições que não se adequam aos nossos problemas/necessidades.
E se a nossa volta ao mundo trouxe novos mundos também trouxe muitas espécies exóticas faunisticas e floristicas e mesmo doenças que são agora um problema quase impossível de combater. E se não trouxermos uma “Guerra dos mundos” podemos muito bem trazer uma “Gripe A elevada a 15”…isto para dramatizar:)
Não precisamos de ficar no cantinho, ainda á pouco tempo um ecólogo subiu a uma palmeira e descobriu lá dezenas de novas espécies de insectos.
Os problemas estão neste planeta, sabemos as causas e sabemos as soluções …falta agora coragem e as tais verbas para os tratar. Deixemos a exploração espacial para quando nos pudermos dar a esse luxo.