sexta-feira, 5 de junho de 2009

Finanças

Há três meses mandei eu um mail a “certas e determinadas” pessoas, opinando sobre o rumo dos mercados. Assim passo a citar:

 

“Parece-me que ainda vamos ter uns meses (5-6) de dureza nos mercados accionistas apesar de alguma recuperação ocasional (bear market rally) durante algumas semanas”

 

“Na altura do verão (...) pensem em entrar no mercado.”

 

“Por último e para não dizerem que só vejo acções, há um investimento que considero melhor ainda nesta altura, para aqueles com mais cabedal: comprar uma casinha...”

 

Neste período os factos foram que, ironicamente, no momento em que escrevia aquelas palavras (7 de Março) o mercado marcou o mínimo de várias décadas (!!) tendo logo a seguir iniciando a sua recuperação. Assim, estamos agora com cotações próximas das do início do ano. Se é certo que ainda estamos longe dos máximos, é também certo que uma subida de 20% ou 30% em 3 meses ninguém gosta de deixar de ganhar e era isso que tinha acontecido caso fossem pelos meus conselhos e tivessem deixado estar dinheiro em depósitos...Como eu tinha dito, é impossível adivinhar os mínimos e máximos...

 

Talvez vos vá parecer estranho mas a verdade é que não mudei muito as minhas perspectivas. Julgo que ainda vamos a tempo de entrar porque o mercado ainda deve fazer uma correcção, seja devido a más notícias seja ainda devido a aspectos meramente técnicos.

 

Acima de tudo contudo a privilegiar o longo prazo por isso estou perfeitamente tranquilo. Para não dizerem que é fácil falar, e próprio fui fiel ao “put you Money where your mouth is” e vendi a minha carteira em Março e ainda não entrei.

 

Concluindo, para este trimestre a minha opinião é: aguentem os cavalinhos, se o mercado corrigir comecem a entrar, senão continuem à espera. Lembrem-se, é melhor deixar de ganhar do que perder! Em termos económicos os indicadores de confiança já começam a melhorar mas os dados hard continuam, em bom português, uma bosta. Já para não falar que quando as coisas aliviarem a inflação que virá com a recuperação será brutal como diria o John...

 

E pronto, para o próximo trimestre cá estou eu a dar a mão à palmatória mais uma vez, até lá!

 

PS: a compra de casa mantém-se em cima da mesa, aproveitem enquanto estão menos caras. Mas atenção as taxas não vão ficar assim para sempre, façam bem as contas.

Sem comentários: