terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Capsicum é apresentada ao conceito de Economia de mercado

Sim, é verdade...resolvi fazer-me á vida e deixar-me de andar atrás de lobos na serra do Gerês ou a espreitar por um microscópio a identificar cianobactérias e mudei de curso, vou para economia, para começar a perceber as vossas conversas!;)

Não, é mentira...hoje comecei com uma nova cadeira no mestrado chamada Avaliação de impacto ambiental. Pensei que seriam apenas conceitos biológicos mas afinal era economia, com direito a gráficos de procura-oferta, principio da Mão invisível e sei lá mais o quê!

Devo admitir que estava a achar uma certa piada, porque aquilo até tinha uma certa lógica, quase como uma ciência exacta. Depois ele começa a apresentar conceitos de "externalidade", até aqui tudo bem, mas simétrica, positiva, negativa...aqui perdeu-me completamente!

...e começa a entrar no caminho do "já ninguém te está ouvir"...até que...apresenta a poluição como uma externalidade! e eis que se ele não gritasse que era biólogo, acho que o teriamos feito em pedaços! então como o ar, água, paisagem... não são privados e a sua qualidade é dificil de quantificar e complicado de traduzir em euros, as empresas continuam a ter o seu excesso de lucro e o conceito de poluidor-pagador quase nunca é aplicado!

Bem, isto pa dizer que a aula foi muito interessante, a participação foi em massa mas acho que continuo, sem dúvida na area certa.:)



4 comentários:

João disse...

Sabedoria nunca é de mais, mas Joana, não precisas de esforçar-te tanto, nós gostamos de ti assim, sabendo ou não de economia :)
Mas digam lá, sempre que ouvem falar destas cadeiras de outros cursos com matéria de economia, não ficam com a sensação que até vocês davam aquelas aulas? Ou sou eu que estou a ser presunçoso?

André disse...

Lol, não me parece que tenhas entendido muito bem o conceito de externalidade...nós podermos dar-te umas explicações se pedires muito...

Yap John, noutros cursos a economia é dada muito superficialmente e acho que isso é preverso, mais valia não falar nada do que falar e deixar as coisas a meio, depois há mal entendidos...

Já agora Joana o tema dedicado a isso é Economia do ambiente e embora não o domine acho que deve ser bastante interessante.

Delindro disse...

Se vais pela Economia do Ambiente, eu posso dar aulas disso. Apesar de ser difícil ouvir falar dessas coisas às 8.30 não é difícil explicar.

Capsicum disse...

Obrigada aos três...mas parece que vou pra guerra!...espero que não seja assim tão complicado!
;)